Projeto Cloacina

Epidemiologia Baseada no Esgoto

Trata-se de uma abordagem científica que utiliza a análise de águas residuárias para monitorar a exposição e o consumo de substâncias químicas, biomarcadores ou patógenos em uma população. É reconhecida como uma ferramenta poderosa de vigilância epidemiológica, capaz de revelar hábitos coletivos e antecipar surtos epidêmicos, oferecendo à sociedade e à ciência a oportunidade de fortalecer ações preventivas e corretivas.

No Projeto Cloacina, a Epidemiologia Baseada no Esgoto tem sido empregada para estimar a exposição de populações de diferentes cidades brasileiras a drogas de abuso como cocaína, cannabis, estimulantes anfetamínicos, cetamina, fentanil, dentre outros.

Epidemiologia Baseada no Esgoto

A produção de informações relacionadas à presença de drogas de abuso nas cidades brasileiras depende do estabelecimento de protocolos analíticos que que envolvem amostragem representativa de águas residuárias, preparo de amostras e extração dos biomarcadores de drogas empregando extração em fase sólida, envio de cartuchos de extração das cidades-alvo para a Universidade de Brasília e análise empregando cromatografia de ultra-eficiência acoplada `espectrometria de massas em triploquadrupolo.

Pular para o conteúdo